quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Gráfico do aumento da tarifa de ônibus em Joinville

(clique na imagem para lê-la no detalhe)


A Frente de Luta pelo Transporte Público elaborou gráfico mostrando a evolução do aumento da tarifa de ônibus de 1996 até 2012 (conforme já o fizemos em anos anteriores, disponíveis aqui e aqui).

O gráfico demonstra o óbvio, isto é, que a tarifa de ônibus teve um aumento muito superior ao da inflação. Enquanto a inflação no período foi de 193,69%, a tarifa aumentou 383,4%, portanto a tarifa aumentou quase o dobro da inflação.

Boa parte das justificativas para se aumentar a tarifa é que o índice inflacionário deve ser recomposto. No entanto, se a tarifa seguisse de fato a inflação seu preço estaria em torno de R$1,76.


Se os salários – em tese – acompanham a inflação, a tarifa de ônibus a ultrapassa em muito, tornando-se um encargo significativo para as famílias brasileiras. Como já postado anteriormente neste blog, o transporte chega a consumir mais de 20% do orçamento dos brasileiros. Desse modo, se pratica uma tarifa antissocial, fazendo do transporte um artigo de luxo e excluindo milhões de pessoas desse serviço (segundo o IBGE, cerca de 37 milhões de pessoas são excluídas do transporte coletivo por não poderem pagar). Isso significa que o direito à cidade, ao lazer, à saúde, à educação são vedados a milhares de pessoas.


A Frente de Luta pelo Transporte Público não lança mão apenas de dados, apontamos também a causa do problema do transporte: o transporte estar sob poder da iniciativa privada, ser um objeto de lucro, um meio de enriquecimento de meia-dúzia de empresários e empobrecimento do grosso da população. É por isso que além de qualquer debate sobre uma tarifa maior ou menor, justa ou injusta, a Frente propõe a revisão completa do atual modelo tarifário e de gestão do transporte – por um transporte fora da iniciativa privada, público e com participação popular.


Em tempo: a despeito do truque barato de ilusionismo de Udo Dohler em aumentar a tarifa em R$0,15 centavos (sim, porque a ação dele representa um aumento da tarifa, e não uma redução de fato), o problema do transporte permanece tal e qual. Para além dos golpes midiáticos e grandiloqüentes pavimentados pela péssima última ação política do governo Carlito que se resignou em fazer o trabalho sujo da gestão seguinte, a ação de Udo Dohler tem que ser vista naquilo que realmente é: puro diversionismo para aumentar a tarifa, de fato, em quinze centavos e conseguir legitimidade para mais um passo na ampliação da desigualdade sócio-espacial em Joinville. A luta pelo transporte público permanece, isso porque nossa luta é contra todo aumento de tarifa, grande ou pequeno, e, mais ainda, contra toda e qualquer tarifa. 
__________________________________________________________


O índice utilizado para se medir a inflação é o INPC, que segundo o site do IPEA acompanha a evolução dos preços de “9 grupos: 1. Alimentação e bebidas; 2. Habitação; 3. Artigos de residência; 4. Vestuário; 5. Transportes; 6. Saúde e cuidados pessoais; 7. Despesas pessoais; 8. Educação, leitura e papelaria; 9. Comunicação”.


* Divulgue o gráfico à vontade, mas cite fonte (http://nozarcao.blogspot.com/) e autoria (Frente de Luta pelo Transporte Público).

2 comentários:

  1. A HIPOCRESIA FEDE!!!!!! SE O UDO NAO TIVESSE NENHUMA ATITUDE IRIAM CRITICA-LO MAS ELE A TOMOU E O CRITICAM. PORQUE NAO CRITICARAM O SEM VERONHA DO PT, ESSE SIM É QUE DEU O AUMENTO ABUSIVO DURANTE TODO O SEU GOVERNO.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Dinho,

    Se o sr. acompanhar o nosso blog, dar-se ao trabalho de ler as postagens de anos anteriores, constatará de modo irrefutável que realizamos manifestações em todos os anos do governo Carlito contra o aumento da tarifa de ônibus - vale dizer: 2009, 2010, 2011 e 2012, sem exceção. Foram dezenas de manifestações. Portanto somos equânimes em nossa crítica a todo e qualquer político que aumente a tarifa na cidade (seja 25 centavos, 15 centavos ou 5 centavos). Mais ainda: as manifestações em torno do transporte coletivo na cidade de Joinville se estendem de modo contínuo desde pelo menos o governo de Luiz Henrique da Silveira, passando por Tebaldi, Carlito e Udo Döhler. Então, o sr. se informe melhor antes de sugerir que não criticamos o PT.

    Saudações.

    ResponderExcluir