terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nota da Frente de Luta pelo Transporte Público

Mobilizada desde o final ano passado, a Frente de Luta pelo Transporte Público organizou três manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus. A primeira, na qual compareceram 170 pessoas, ocorreu no dia 6 de janeiro, um dia depois do aumento de 10,87% da tarifa entrar em vigor. A segunda, com 120 pessoas, foi realizada no dia 11 de janeiro. A última aconteceu no dia 19 de janeiro, às 10h, reunindo cerca de 50 pessoas em um horário em que muita gente está trabalhando.

Em que pese a franca tentativa do poder público – cujos interesses estão intimamente ligados às empresas Gidion/Transtusa – de reeditar a tática do ex-prefeito Marco Antônio Tebaldi, de aumentar a tarifa no final ano, a fim de desmobilizar a população, a Frente mostrou que os joinvilenses não engoliriam calados esse aumento. Com três mobilizações, conseguimos demonstrar que o aumento da tarifa não é consenso na cidade de Joinville e consolidamos o debate por um novo modelo de transporte.

Nas lutas contra o aumento promovidas no ano de 2011, a Frente de Luta pelo Transporte Público apresentou uma proposta alternativa ao modelo privado de transporte. Testado historicamente em São Paulo durante 1992 e em Hasselt (cidade no nordeste da Bélgica), a proposta de Tarifa Zero nos transportes consiste em que a tarifa seja subsidiada por grandes empresários, comerciantes e bancos, tirando, da população, o peso de mais uma tarifa.

A proposta de implantar o Tarifa Zero em Joinville é fruto de debates realizados durante o ano de 2010. Dois seminários sobre mobilidade urbana aconteceram – um na Univille e outro no Ielusc – e contaram com a participação de arquitetos, militantes dos movimentos sociais, IPPUJ e também de Lúcio Gregori, o idealizador do projeto Tarifa Zero. As lutas contra o aumento da tarifa são o desdobramento de nossa discussão sobre um transporte verdadeiramente público.

As manifestações do início de 2011 foram apenas um momento da nossa luta geral em torno do transporte. Foram, na verdade, um prelúdio para a campanha Tarifa Zero que iniciamos este ano. Não iremos parar até haver em Joinville um transporte verdadeiramente público, que não seja objeto de lucro para famílias tradicionais da cidade, que sirva à locomoção e não ao lucro. Um transporte assim só é possível com tarifa zero e essa é a nossa luta.


Frente de Luta pelo Transporte Público, 8 de fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário