sábado, 30 de outubro de 2010

O Impasse invade a cidade

Documentário é exibido em Joinville e chama atenção para o sistema de transporte coletivo da cidade.

Cadeiras ocupadas e olhares atentos às cenas exibidas no telão. Desta vez, ao invés das mobilizações nas ruas e dos seminários sobre transporte coletivo , a Frente de Luta Pelo Transporte Público de Joinville, no último dia 23, exibiu o documentário Impasse no anfiteatro do Ielusc. Instigados pelo debate, cerca de 50 pessoas estiveram presentes e, após a exibição, participaram do debate sobre o assunto. Tamanho foi o interesse, que o evento terminou mais de três horas e meia após o início.












Produzido pelos jornalistas Fernando Evangelista e Juliana Kroeger, o documentário Impasse discute o transporte coletivo e relata as manifestações da Frente de Luta pelo Transporte Público de Florianópolis que ocorreram na capital catarinense. Manifestações que incluem desde passeatas, protestos e declarações; a socos, chutes e outras agressões policiais sobre os manifestantes e cidadãos.

Após a exibição, foi realizado uma conversa com o casal produtor do documentário e com a militante Carol Cruz, do Movimento Passe Livre de Florianópolis. Foram discutidos diversos temas, entre eles o surgimento e propostas do MPL e o sistema de transporte urbano da cidade.

Dia Nacional pelo Passe Livre












Em comemoração ao Dia Nacional pelo Passe Livre (26 de outubro), militantes da luta pelo transporte público fizeram a reapresentação do documentário Impasse na Praça da Bandeira, em frente ao terminal urbano de Joinville.












Desta vez as faixas e as passeatas foram substituídas por um ato de reflexão, exibindo o documentário que trata justamente da realidade enfrentada pelos militantes e da própria população: ônibus lotados, linhas reduzidas e horários atrasados, acrescidos a uma tarifa de valor alto e dependente de uma assombração: a “licitação”. Restam poucos dias para os usuários decidirem se querem continuar (in) satisfeitos com o modelo aplicado na cidade. E a única maneira de participar da decisão é nas ruas e lutando pelos seus direitos. Por um transporte público, gratuito e de qualidade.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lançamento do documentário Impasse em Joinville



O documentário Impasse, sobre as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Florianópolis, vai ser lançado aqui em Joinville dia 23 de outubro.
A estréia será no anfiteatro do IELUSC, que fica na Rua Princesa Isabel, n. 438 - Centro, as 19h.

























Mais Informações: www.impasse.com.br

Esta atividade está sendo organizada pela
Frente de Luta pelo Transporte Público.

Organização:
MPL / DCE-Univille / CALHEV / DACS-Ielusc

Apoio:
Clube de Cinema / Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville / GEPAF / DocDois

----------------------------------------------------------------

IMPASSE

Durante os meses de maio e junho, Florianópolis nova-mente foi palco de revoltas contra o aumento nas passagens do transporte co-letivo. Em alguns dias, as intensas manifestações chegaram a juntar sete mil pessoas. Esses manifes-tantes não estavam discu-tindo apenas o aumento nas passagens, mas sim o atual sistema de transporte, que exclui boa parte da popu-lação do acesso à cidade.

Feito durante as manifestações na capital, o documentário Impasse também ultrapassa as dis-cussões acerca do aumen-to da passagem. A diretora e o diretor, além de fazerem a cobertura das mobilizações, das assembleias e dos con-flitos entre manifestantes e policiais, entrevistaram téc-nicos da área de transporte, empresários do setor, traba-lhadores, poder público e os manifestantes.

Assim como em Floria-nópolis, a população de Joinville também sofre com a situação do transporte co-letivo da cidade. Há déca-das o serviço está nas mãos dos mesmos empresários, que monopolizaram o siste-ma e prestam um serviço de má qualidade, além pedi-rem constantes aumentos na tarifa. Os joinvilenses continuam aflitos com a si-tuação do transporte, já que o atual modelo não é ques-tionado pelo poder público.

Ano que vem é o ano da nova licitação do serviço de transporte coletivo e, até agora, as prometidas dis-cussões sobre o assunto ainda não aconteceram. Além disso, volta à tona, pouco após as eleições, a possibilidade do aumento da tarifa de ônibus. De acordo com nota divulgada no A Notícia, pág. 3, 13/10/2010, foi escolhido o “especialista” Rainoldo Uessler, para fazer estudo no valor da tarifa e buscar na justiça o acrés-cimo no valor da passagem.

Diante dessa passividade do poder público, cabe a nós cidadãos lutar contra esse sistema excludente e que beneficia interesses indivi-duais de empresários.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Frente de Luta pelo Transporte Público convida:


Reunião de organização de novas ações.

Dia e hora: sábado, 9 de outubro, às 18h.

PARTICIPE!!!